segunda-feira, 9 de maio de 2011

SERÃO TODAS AS ARTES REPRESENTATIVAS?


SERÃO TODAS AS ARTES REPRESENTATIVAS?
As artes visuais, pode-se dizê-lo, representam objectos do mundo. Rigorosamente falando, a pintura apresenta uma série de cores e de figuras que imediatamente interpretamos ou elaboramos como representações de diversos objectos ou seres do mundo. Isto não quer dizer que todas as pinturas são representativas.
Contudo, a verdade é que muitas obras de pintura, escultura e outras artes visuais representam claramente objectos da natureza. ( ... ) Acerca da música é duvidoso que possamos falar de representação. A natureza não produz sons musicais: estes são produzidos unicamente por instrumentos fabricados pelo homem (um clarinete só pode soar como um clarinete). A natureza oferece - nos certamente determinados sons, mas são mais ruídos do que tons musicais.
Ora a música é composta por estes últimos. A música apresenta-nos uma ampla gama de sons musicais que, contudo, nada representam. Talvez a maior semelhança entre os tons musicais e as coisas da natureza resida em certos ritmos: o galope dos cavalos pode imitar-se mediante certos esquemas rítmicos numa composão musical. Contudo, o valor musical dessa representação é muito discutível.
O caso da literatura é distinto porque só podemos denominá-la representativa de uma maneira muito indirecta. A literatura não pode apresentar representação visuais, como a pintura e a escultura. Se nela algo pode dizer-se representado, tem de o ser por meio de símbolos verbais.
John Hospers, op. cit., pp. 120-121

Sem comentários:

Enviar um comentário